segunda-feira, 30 de julho de 2012

Apresentações de Impacto


Recentemente recebi um link que traz algumas DICAS para criar apresentações. O link original é
http://www.macacosmebloguem.com.br/index.php/2012/05/31/apresentacoes-de-impacto/?goback=%2Egde_1364377_member_139000177 , mas como tudo está em contante evolução, acabei por preservar o texto com a cópia abaixo.


Apresentações de Impacto

Não é só nas apresentações que um começo impactante é necessário. Na verdade, nós das apresentações “roubamos” essa teoria da indústria de entretenimento em geral, mas principalmente dos filmes. Todo filme se preocupa em começar com cenas fortes, para depois explicar o que está acontecendo. Esse é um princípio básico do Storytelling em geral, e se prestarmos atenção em outros produtos do mercado de entretenimento, todos seguem essa regra. Não por acaso os episódios piloto das séries de TV americanas são os mais caros de todas as temporadas. Lost precisou gastar 14 milhões de dólares no primeiro episódio para convencer o telespectador a não tocar no controle remoto. E com as apresentações não é diferente. Por que o público deve prestar a atenção no seu discurso?
Começar uma apresentação com impacto, entre outras coisas, ajuda a platéia a fixar mais fortemente as informações do início de uma apresentação. Com o objetivo de gerar uma conexão com o nosso público, temos a obrigação de conquistar a sua atenção desde o início, e uma abertura com impacto que surpreende o público é fundamental. Há muitas maneiras de se começar uma apresentação com impacto para fazermos nossas conexões com a platéia. Levantamos 5 delas, mas todos somos aptos a desenvolver novas. Muitas das melhores apresentações começam com uma delas. Veja, o impacto não precisa ser um susto. Mas algo que te conecte de primeira com o seu público. Veja:

Impacto Pessoal
Trata-se de uma abertura com um valor humano que facilmente é compartilhado, por que somos todos nos sentimos relativamente iguais sobre alguns temas. Este tipo de abertura de apresentação é emocional, pessoal e relevante. Essa relevância gera engajamento. Assim, o palestrante chama a atenção de todos e deixa os caminhos livres para a apresentação. Então, o que poderia ter sido uma símples apresentação com assuntos já conhecidos passa a ser algo muito mais pessoal.
Mas lembre-se: pessoal, neste caso, não significa uma longa introdução sobre você, onde estudou, quando se formou e em quais empresas trabalhou. Esse pessoal significa uma história pessoal que quebra o gelo e gera conexão. É bastante eficaz desde que ilustre um highlight da apresentação (geralmente a mensagem principal) de maneira envolventee grava a sua mensagem principal através de uma percepção pessoal.

Impacto de surpresa
O impacto de surpresa traz algo novo e inusitado para a sua audiência. Fazer ou dizer algo que vai contra o que as pessoas esperavam, ou até um slide com algo inusitado atrai a atenção deles. Você pode começar a sua apresentação com com uma citação chocante ou uma pergunta com uma resposta surpreendente ou até uma estatística nova que vai contra o pensamento coletivo (quem disse que números e dados não são legais?). Esta surpresa aumenta a vigilância e leva as pessoas a se concentrar.

Impacto da novidade
Basicamente, novidade é mostrar ou dizer algo novo, assim obtendo a atenção das pessoas através da introdução de uma nova informação, que deve ser no mínimo relevante. Você pode começar com uma boa imagem que nunca foi vista, ou um outro artifício que funciona muito bem, começar com um vídeo que pode abrir uma nova ideia ou exemplificar algo que você vai mostrar. Geralmente bons vídeos causam impacto. É importante levantarmos que o público anseia por novidades. São atraídos pelo novo e o desconhecido. Preencha esse vazio de dentro deles com uma boa e pertinente novidade.

Impacto com um desafio
Desafiar a sabedoria ou as suposições do público gera impacto e acelera o warm up da sua apresentação. Um desafio, colocado desde o início, desperta a atenção do público e os tira do estado de inércia, ainda mais se a sua apresentação vier depois de outras. Considere desafiar a imaginação das pessoas também. Não precisamos nos ater ao racional. O ambiente imaginativo é bastante fértil para esse tipo de desafio: “Como convencer alguém a comprar o seu produto em 10 segundos? Impossível? Alguns especialistas dizem que é possível…” Toda proposta deve desafiar as pessoas intelectualmente, com questões provocativas que as façam pensar e rever algumas convenções. O público prestar melhor atenção quando você os incita a usar seus cérebros – e mesmo seus corpos.

Impacto com Humor
O humor garante um engajamento da plateia se eles rirem junto com você. Como sabemos, o riso é contagioso e um público que compartilha dele torna-se mais conectado uns com os outros e principalmente com você, palestrante. Isso tudo sem contar o clima positivo gerado na sala, um ótimo ambiente para você relaxar e transmitir melhor sua mensagem. Porém, temos que lembrar que o nosso objetivo como apresentadores é transmitir uma ideia, e um público rindo não significa necessariamente que eles estão assimilando sua mensagem, por isso é fundamental que o humor seja relevante diretamente para a sua mensagem, sem ser uma distração ou uma pontuação engraçada mas sem conteúdo e que não se conecta ao seu tema.
Um exemplo de como abrir uma apresentação com uma piada é o teaser do filme Prometheus de Ridley Scott, chamado TED2023: é uma palestra de Peter Weyland, presidente da The Weyland Corp (empresa que fez alguns veículos dos filmes da série Alien) onde ele afirma que em 2023, o homem pode se considerar um Deus. “Nós somos os deuses agora” é um TED Talk sério e com uma dose de suspense. Mas a piadinha dele no começo teve um impacto perfeito no andamento da sua apresentação. Veja:

Há muitas maneiras de começar uma apresentação, e esse tema pode até ser bastante debatido, mas sempre que você estiver montando e pensando na sua palestra, pense em começar com impacto. Começar com força. Essas cinco dicas citadas acima não são as únicas coisas que podemos considerar, você com certeza tem o seu estilo de apresentar, um que você se sente confortável e que pode te sugerir uma abertura com impacto original e sua. Independente da forma, lembre-se que a sua função como apresentador é fugir da zona de conforto, tanto sua como do seu público. E um pouco de impacto ajuda.

• Baseado no artigo de Garr Reynolds e no livro Presentation Zen. Recomendamos!

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