quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Polvo Crocante e Pirão

Ingredientes para 2 pessoas:

1 polvo pequeno de no máximo 1 kg
2 dentes de alho
1 limão grande
Sal
½ maço de Cheiro Verde (deverá ser picado)
Cury, Orégano e Manjericão - desidratado
1 pimenta Vermelha
xícara de Azeite de Dendê 
½ xícara de Azeite de Oliva
1 folha de louro
2 xícaras de farinha de mandioca fina

Preparando o Polvo

O segredo para ter um Polvo macio é deixá-lo cozinhar por no máximo 15 minutos em uma panela de pressão (dica do amigo Eric Mota). Colocar em uma panela de pressão pouca água (apenas para cobrir o todo o fundo), 1 folha de louro, o o Polvo (já separado cabela e braços um a um). 

Quando a panela de pressão começar a chiar, contar de 10 a 15 minutos... no máximo !



Após cozido o Polvo, separe e reserve a água e a cabeça para o pirão. Os braços separe e tempere com Sal, Cheiro Verde (1/3 do que está picado), 1/2 do suco do limão, Cury, Orégano, Manjericão, pimenta (½ do que está picado) e o alho picado (½ do que está picado). Reserve por uns 10 minutos para tomar gosto - é o tempo para preparar o pirão.






Preparando o Pirão

Pique a cabeça do Polvo ou triture no Triturador e reserve. 

Em uma panela coloque o azeite de dendê (deixe aquecer), Sal, Cheiro Verde (1/3 do que está picado), pimenta (½ do que está picado), o alho picado (½ do que está picadoe a cabeça de polvo picada. Aos poucos coloque a farinha de mandioca e o água em que o polvo cozinhou. Já formando o pirão e regulando a viscosidade desejada com o Caldo do Polvo (água) e a farinha de mandioca.





Fritando o Polvo

Em uma frigideira grande, coloque azeite de oliva (deixe aquecer bem). Coloque os braços do polvo e deixe fritar até que a parte fina dos braços fiquem escuros (tostados).

Retirar e deixar escorrer. Colocar o resto do Cheiro Verde por cima.



Um comentário: